A imagem mostra uma sala de reuniões com várias pessoas sentadas ao redor de uma grande mesa retangular. Todos os integrantes da mesa integram o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). A sala tem paredes claras e um teto com várias luminárias embutidas. As pessoas parecem estar envolvidas em uma discussão ou apresentação, algumas delas com copos de água à frente. No canto direito, há uma pessoa em uma cadeira de rodas. Trata-se da presidente do Conade e secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella. Ao fundo, pode-se ver uma porta de madeira fechada e uma tela de televisão desligada pendurada na parede.

Abertura da reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público que compõem o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência | Foto: Divulgação / Conade

Visando fortalecer as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) iniciou, nesta segunda-feira (8/4), a 137ª reunião ordinária do órgão para discutir temas como a Conferência Nacional, que será realizada entre os dias 14 e 17 de julho de 2024 em Brasília, e o avanço do Novo Viver sem Limite.  

 Durante a reunião, que segue ao longo desta semana, o Conade vai dialogar também sobre educação inclusiva, acessibilidade no aplicativo da Justiça Eleitoral e a Avaliação Biopsicossocial Unificada, além de discutir as ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, que é coordenado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD).

A abertura contou com a presença de conselheiros representantes da sociedade civil e do poder público que integram o Conade, órgão superior de deliberação colegiada que foi criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. 

 Na reunião, a presidente do Conade e secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, ressaltou a importância da reunião ordinária. “O nosso compromisso diário é com a garantia da dignidade para aqueles e com aqueles que mais precisam, com o enfrentamento a todas as formas de capacitismo e com a promoção do direito à educação, assistência social, saúde e outros direitos econômicos, culturais e ambientais para as pessoas com deficiência”, disse.