Foto horizontal, em ambiente interno, da comitiva que acompanhou a Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo. No centro da imagem, três pessoas. À esquerda, Izana Figueira, mulher, branca, cabelos lisos, loiros e compridos. Ela usa óculos de grau com armação bege e está sorrindo. Izana está com vestido preto com bolinhas brancas, tênis preto e branco e está em sua cadeira de rodas preta. No meio, em pé, Maria Aparecida Correia, mulher, branca, cabelos lisos, castanhos, na altura dos ombros e está sorrindo. Ela usa blazer amarelo claro sobre um vestido preto comprido, cinto de corrente prata e sapatos pretos. Maria Aparecida está usando uma corrente prata no pescoço. À direita, em pé, Daiane Mantoanelli, mulher, branca, cabelos castanhos, cacheados, na altura dos ombros e está sorrindo. Ela usa um vestido comprido azul, sandálias com tiras vermelhas. No pescoço, Daiane usa seu crachá com fita verde e um colar com um ipê amarelo no pingente. Atrás da Izana, uma poltrona bege. Ao fundo, um banner grande que vai de lado a lado da foto com imagens de atletas paralímpicos em competições, e o piso da sala é cinza.
Comitiva que acompanhou a Conferência a Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo também visitou a sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Novo Viver sem Limite está sendo apresentado em todos os territórios. | Foto: Divulgação/MDHC

Lançado em novembro do ano passado, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – o Novo Viver Sem Limite segue sendo apresentado a instituições e lideranças de diferentes regiões do Brasil. Equipes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), apresentaram, nesta semana, o plano na Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo e no 4° Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológica, que ocorreu em Brasília.

No evento de São Paulo, representantes de entidades da sociedade civil de pessoas com deficiência e gestores aprovaram, por unanimidade, a moção para que o Governo do Estado faça a adesão ao plano a adesão ao Novo Viver sem Limite, a exemplo do que já ocorreu no Piauí, primeira unidade federativa a oficializar participação no plano nacional, que prevê R$ 6,5 bilhões de investimentos em ações para promoção de direitos das pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades. A assinatura do primeiro termo de adesão ocorrerá no dia 25 de março, durante a V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Piauí.

No 4° Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológica, que ocorreu nesta quarta-feira (13/3), em Brasília, a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, ressaltou a importância do Novo Viver Sem Limite. “O Brasil só se realizará enquanto nação se for com a nossa plena inclusão cidadã. Por isso, lançamos o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e estamos promovendo uma agenda de coalizões intersetoriais para gerar oportunidades de desenvolvimento regional de forma sustentável e inclusiva para as pessoas com deficiência e suas famílias”, destacou.

Foto horizontal, em ambiente interno, no Fórum sobre Acessibilidade nas Instituições Públicas de Educação Superior e Profissional Tecnológica. Na composição da mesa, todas as pessoas estão sentadas atrás de uma bancada em madeira com três listas cinzas na horizontal, tem um microfone e uma garrafa com água à frente de cada integrante. Da esquerda para direita, a Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sra. Anna Paula Feminella. Ela é uma mulher, branca, cabelos pretos na altura dos ombros. Anna usa uma blusa estampada com folhas de plantas, nas cores laranjada e verde, com manga curta no lado direito e sem manga no lado esquerdo. Ela está falando ao microfone. O Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior substituto, da Secretaria de Educação Superior do ministério da Educação, Ricardo Portocarrero. Ele um é homem, branco, cabelos grisalhos e curtos, usa óculos de grau, terno preto, camisa branca e gravata preta. O Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do ministério da Educação, Sr. Alexandre Mapurunga. Ele é um homem, branco, cabelos e barba pretos e curtos, usa óculos de grau, terno preto e camisa azul escuro. A Diretora de Formação de Professores de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, Sra. Marcia Ferreira. Ela é uma mulher, branca, cabelos cacheados e pretos na altura dos ombros, usa uma blusa branca com listras pretas. O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Daniel Diniz Melo. Ele é um homem branco, cabelos grisalhos e curtos, usa óculos de grau com armação preta, terno azul escuro, camisa azul claro e gravata azul escuro. O coordenador do evento, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, da UFRN. Ele é um homem branco, cabelos e cavanhaque grisalhos, usa um blazer bege e camisa branca.
Secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, participou do fórum sobre acessibilidade nas instituições públicas de educação superior e profissional tecnológica. | Foto: Thiago Araújo – SNDPD/MDHC

Equipes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentaram, nesta semana, o plano nacional, também, à vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos. A reunião foi realizada na sede da SNDPD, em Brasília.

Ações do Novo Viver Sem Limites

O Novo Viver Sem Limites projeta ações com a participação de 27 ministérios e é dividido em quatro eixos de atuação: gestão inclusiva e participativa; enfrentamento à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção do direito à educação, à assistência social, à saúde e aos demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Ao todo, 11 de 95 ações previstas já foram concluídas e garantiram, por exemplo, o reajuste de até 35% no valor do custeio dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e a revisão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD), por meio do Ministério da Saúde (MS), e o reconhecimento de 82 iniciativas culturais idealizadas por e para pessoas com deficiência, através Prêmio Sérgio Mamberti promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).