A imagem mostra uma área de estacionamento com vagas exclusivas para pessoas com deficiência e idosos. O local é cercado por árvores e fica em frente a um prédio moderno com grandes janelas.
Agora é possível emitir o documento a credencial virtualmente, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, e ter acesso às vagas reservadas com maior praticidade Foto: Michelle Catarine Machado

Para maior praticidade no uso de vagas de estacionamento para Idosos e Pessoas com Deficiência, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou credencial de estacionamento digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A credencial, antes emitida por estados e municípios, passa a ser totalmente digital e válida em todo o Brasil. 

Confira os 5 passos para emitir a credencial:  

  1. Em seu celular, acesse a plataforma Google Play (sistema Android) ou App Store (sistema IOS) e baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”.
  2. Utilize a sua conta gov.br para entrar no aplicativo.

  3. Clique na opção “Condutor”. Em seguida, na opção “Credencial de Estacionamento”.

  4. Selecione a opção “Credencial de pessoa com deficiência”. Se esta opção não aparecer na tela, é necessário atualizar o aplicativo na plataforma Google Play ou App Store.

  5. Clique na opção “Emitir credencial”. Leia o termo de responsabilidade e Política de Privacidade, confirme e acesse “Emitir credencial de pessoa com 5 deficiência”.   

A verificação dos dados acontece de forma digital, utilizando os sistemas Renach para idosos e o registro do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do INSS para pessoas com deficiência.   

Acesse o passo a passo também em formato PDF.

Texto: MCM