Imagem de fundo branco com faixas e círculos cinzas. Em destaque, o texto "NOTA de PESAR" simboliza um aviso de luto ou comunicado de falecimento, acompanhado de uma estrela clara.
Nota de pesar — Marly dos Santos

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), lamenta profundamente o falecimento de Fabrício Balieiro, cuja trajetória foi marcada pela dedicação, sensibilidade e compromisso com a comunidade surda do Arquipélago do Marajó (PA).

Fabrício Balieiro fundou o Instituto Mãos de Ouro, sediado em Breves (PA), entidade reconhecida pela promoção da inclusão e da acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Desde sua criação, o instituto atua na difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na promoção da igualdade de oportunidades e no fortalecimento da cidadania para as pessoas surdas na região.

A atuação da entidade alcançou reconhecimento nacional ao ser selecionado no Edital de Chamamento Público nº 01/2025, elaborado pelo MDHC em 2025 para apoiar organizações da sociedade civil na execução de projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todo o território marajoara.

Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade à família de Fabrício Balieiro, aos seus amigos e às pessoas com deficiência atendidas pelo Instituto Mãos de Ouro, reconhecendo o impacto de sua trajetória na defesa da inclusão e na promoção da justiça social.

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.