A imagem mostra duas pessoas sentadas lado a lado, segurando cartazes. À esquerda, há um homem negro vestindo um terno cinza claro e calças bege. Ele segura um cartaz amarelo com a mensagem "Brasil + Inclusivo". À direita, há uma mulher branca de cabelos pretos, usando uma roupa escura e um xale colorido. Ela está em uma cadeira de rodas e segura um cartaz azul com a mensagem "Construindo um Brasil + inclusivo". Ao fundo, há um banner com o logotipo da "5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência". Há também algumas plantas decorativas nas laterais da imagem.

Política pública busca ampliar direitos e garantir dignidade às pessoas com deficiência; investimento nacional é na ordem de R$ 6,5 bilhões.

Na próxima quarta-feira (21), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, estará em Alagoas para firmar a adesão do estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – o Novo Viver sem Limite. O evento, que ocorrerá no Palácio República dos Palmares no âmbito da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, será aberto à imprensa.

Integrarão a solenidade o governador do estado, Paulo Dantas; a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; a secretária estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas, Arabella Mendonça; conselheiros, entidades e movimentos sociais ligados à temática.

Avanço  

O Novo Viver sem Limite, retomado após 12 anos, é uma iniciativa do governo federal que visa garantir mais dignidade às pessoas com deficiência em todo o Brasil. O plano, que prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões, já avançou com 24 das 95 ações programadas.

Até o momento, cinco estados já aderiram à política pública: Piauí, Bahia, Maranhão, Paraíba e Ceará. Entre seus objetivos estão o enfrentamento ao capacitismo, a promoção da acessibilidade e a valorização dos direitos sociais das pessoas com deficiência. O portal novoviversemlimite.mdh.gov.br funciona como um observatório que monitora e garante a transparência das ações da política pública.