magem destaque (Foto 1): Na foto, há quatro pessoas posando para uma foto juntas. Da esquerda para a direita: - Uma mulher jovem com cabelo longo e preto, vestindo uma camiseta branca com crachá e calça preta. - Um homem de meia-idade com cabelo curto e grisalho, óculos escuros, vestindo um blazer azul, camisa azul clara e calça jeans. - Uma mulher de meia-idade com cabelo preto na altura dos ombros, vestindo uma camisa azul clara com crachá e calça preta. - Uma mulher jovem com cabelo loiro na altura dos ombros, vestindo uma blusa branca e calça azul. Ao fundo, há uma parede branca com um relógio digital mostrando "02:37" e bandeiras penduradas em um mastro. À esquerda, há uma planta verde em um vaso. No canto direito, um homem de terno preto está de costas para a câmera, segurando um celular próximo ao ouvido.

Evento debateu e propôs políticas públicas e contou com a presença do Diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Antônio José Ferreira | Divulgação

O Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de Roraima (Coede/RR) realizou, na última quarta-feira (10/4), a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “Cenário atual na implantação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo” 
 
O evento contou com palestras, momento cultural, discussões sobre o regimento interno do Coede/RR, debates sobre cinco eixos temáticos e a escolha dos representantes que irão participar da V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada entre os dias 14 e 17 de julho de 2024, em Brasília.  
 
Em sua palestra magna, o diretor de Relações Institucionais da da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Antônio José Ferreira, falou sobre o novo Viver Sem Limite, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a participação de 17 ministérios, desenvolvimento de 95 ações, R$ 6 bi de recursos para investimento em quatro eixos de atuação: Gestão Participativa, Enfrentamento à Violência e ao Capacitismo, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva e Promoção dos Direitos Econômicos, Políticos, Sociais, Culturais e Ambientais. 
 
Ainda em seu discurso, Antônio José ressaltou aos participantes sobre o sonho de ver todas as pessoas sendo tratadas e respeitadas como pessoas iguais, sem distinção de gênero, etnia ou capacidade. 
 
“A deficiência está como uma característica, mas o meu sonho, a minha utopia, é que um dia nós sejamos pessoas, somente pessoas, sem nada mais. Que a gente possa viver num mundo que não precise falar da cor da pele, de gênero, de etnia, de deficiência, para ser respeitado. Que a gente viva num mundo que não precise falar de deficiência, nem de invalidade, nem de capacidade, nem de eficiência, mas que a gente viva num mundo que sejamos todos respeitados por sermos seres humanos, pessoas”, disse. 
 
O defensor público-geral e membro do Coede/RR, Oleno Matos, ressaltou a importância da conferência para as pessoas com deficiência mostrarem que existem e estão em busca da garantia e do aprimoramento dos seus direitos. 
 
“Tivemos ensinamentos trazidos de Brasília pelo representante do Conade, pois é quem conhece mais, quem está ajudando a fundo e aperfeiçoando nossa legislação. Trabalhamos os eixos temáticos, onde podemos aprimorar as políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência, a nossa legislação, seja ela estadual, ou federal, e eu fico muito feliz por ser um dos coordenadores de um dos eixos temáticos. Já vivemos essa experiência na nossa primeira conferência, e eu não tenho dúvidas que daqui, nós levaremos à Brasília temáticas tão importantes para Roraima quanto para o nosso país”, finalizou.