A imagem mostra uma reunião em um escritório. Três pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. À esquerda, uma mulher com cabelos longos e vestido colorido está segurando um papel e uma caneta, parecendo estar anotando algo. No centro, um homem com óculos escuros e cabelos grisalhos, vestindo um blazer azul claro e camisa azul, está sentado com os braços cruzados, aparentando estar ouvindo atentamente. À direita, uma mulher com cabelos castanhos e óculos, vestindo um blazer azul escuro e uma blusa rosa, também parece estar atenta ao que está sendo discutido. No fundo, há uma estante com livros e alguns objetos decorativos, e um banner branco com texto e logotipos visíveis.
Ao aderir ao Plano Nacional, regiões pactuadas recebem apoio na elaboração de planos locais dos direitos da pessoa com deficiência e garantem a execução das políticas públicas | Foto: Divulgação

Representantes das prefeituras da Região Metropolitana do Entorno e Nordeste goiano participam, nesta quinta-feira (09/05), do seminário de apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite. O evento será realizado no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília, às 8 horas.   

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento (IBEDE) e tem o apoio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), da Secretaria Nacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (CISBAN-GO). 

Diretor de Relações Institucionais da SNDPD e coordenador do Novo Viver sem Limite, Antônio José Ferreira explica a importância do plano nacional e do compromisso compartilhado entre o Governo Federal, estados, municípios e conselhos para fortalecer política nacional da pessoa com deficiência. 

“Com o Novo Viver sem Limite temos uma articulação integrada e participativa para implantar políticas de inclusão nos territórios. Por isso, vamos apresentar de forma detalhada cada uma dessas ações para gestores e lideranças do Entorno do Distrito Federal”, explica Antônio José. “Ao aderir ao Plano Nacional, por exemplo, as regiões pactuadas recebem apoio na elaboração de planos locais dos direitos da pessoa com deficiência e garantem a execução das políticas públicas, incluindo apoio técnico-administrativo e financeiro”, acrescenta.  

A secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, ressalta a importância do seminário para a região. “Nosso foco é preparar prefeitos, secretários da Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios para aproveitarem da melhor maneira possível o programa, a fim de promover mais bem-estar social e inclusão nas cidades”, destaca,   

A partir dessa articulação, a SEDF-GO pretende mapear as pessoas com deficiência no Entorno para direcionar políticas públicas. O seminário vai servir também como apoio para implementação de ações de inclusão em toda a região.