Na imagem, três pessoas estão sentadas em torno de uma mesa em um escritório. À esquerda, um homem com cabelos grisalhos e óculos escuros, vestindo um terno escuro, está sentado com uma postura ereta. No centro, uma mulher com cabelos castanhos médios e uma blusa colorida está olhando para o homem à sua direita, com uma expressão de atenção. À direita, um homem com cabelos longos e grisalhos presos em um rabo de cavalo, vestindo um terno azul escuro, está com a mão no queixo, parecendo pensativo. Atrás deles, há um quadro branco e um banner vertical com texto e gráficos coloridos que diz "NOVO VIVER SEM LIMITE".
Gestores trataram das ações de interesse comum das áreas. (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)

As equipes das Secretarias Nacionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) e dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) se reuniram, nesta terça-feira (7), para tratar das ações de interesse comum das áreas, previstas no Novo Viver Sem Limite, como é conhecido o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, foi recebido pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, que reforçou a importância da atuação conjunta entre as áreas internas do Ministério. “É importante para nós essa parceria e a gente se fortalece juntos. Essa é uma agenda muito próxima e fica cada vez mais próxima na medida que as pessoas vão envelhecendo”, apontou a secretária.

Alexandre da Silva definiu a agenda como fundamental. “Nós andamos juntos e, portanto, alinhar as ações e entregas é fundamental para dar sequência ao andamento do Novo Viver Sem Limite que, claro, engloba também as pessoas idosas já que muitas delas está no público da pessoa com deficiência”, lembrou o secretário.

O diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Diretos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira explica a construção do plano tem a atribuição de fazer o monitoramento das ações que foram planejadas e anunciadas quando houve o anúncio da política pública.

“Aqui no nosso ministério temos 20 ações dentro do plano, das quais, quatro estão na Secretaria da Pessoa Idosa. Então, hoje foi a primeira reunião de monitoramento em que a Secretaria nos contou em que momento estão as ações que foram ali colocadas no arcabouço do plano”, disse.

Também participaram da reunião por parte da SNDPD o coordenador do Novo Viver Sem Limite, Alex Reinecke, e da SNDPI, o coordenador-geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, Kenio Lima e a diretora de Proteção da Pessoa Idosa, Symone Bonfim.

Texto: T.P.

Edição: B.N.